Nos últimos anos, a computação na nuvem teve uma aceitação muito rápida, e logo dominou o mercado empresarial.

Não por menos: suas vantagens sobre os softwares tradicionais, que precisam de armazenamento físico, são inúmeras.

Mas antes de listar essas vantagens, vamos falar um pouquinho sobre essa tecnologia, já que ela ainda causa algumas dúvidas em quem não está familiarizado com o termo.

Cloud Computing, ou computação em nuvem, é um termo que se refere ao tipo de memória,  armazenamento e cálculo que o software utiliza. Neste caso, ele é feito em servidores compartilhados, interligados por meio da internet, por isso o termo faz referência à nuvem.

No entanto, os servidores que armazenam todos os dados existem, eles são físicos -- mas não ficam dentro da sua secretaria. São serviços geralmente contratados (que podem ser gratuitos, mas com capacidade de armazenamento limitada), por isso gerenciados pelos seus administradores.

Agora que você entendeu o que é “nuvem”, que tal conhecer as vantagens de optar um software desenvolvido em cloud computing e os benefícios que ele trará para sua secretaria?

Ele faz parte do processo de tornar a sua secretaria mais inteligente, sendo uma das tecnologias que podem mudar sua gestão.

Continue lendo este artigo e entenda as principais vantagens sobre os sistemas tradicionais.


Economia de verba e na infraestrutura

Ao contratar um software tradicional, seu desenvolvedor normalmente passa uma lista de equipamentos necessários para que ele funcione perfeitamente.

Em geral, cada usuário precisa de uma máquina específica, com memória o suficiente para que ele seja armazenado, e ele só rodará especificamente naquele computador.

Quando é preciso compartilhar dados, então é necessário uma rede com servidor, que deverá ser alocado no local em que ele está instalado, necessitando de um espaço para aquela estrutura.

Para um software na nuvem, no entanto, é necessário apenas uma boa conexão com a internet. Através de login e senha, os usuários podem acessar todas as informações contidas no sistema de qualquer lugar, inclusive de dispositivos móveis, como celular e tablet.

Isso gera uma economia que vai desde os equipamentos, espaços, até na equipe de manutenção, que poderá ser reduzida.

Sua secretaria também poderá dar adeus aos papéis.

Além disso, as empresas que desenvolvem softwares tradicionais costumam cobrar uma licença de uso, geralmente com um alto valor, além de taxa de manutenção. Para os softwares na nuvem, é cobrado apenas uma mensalidade.


Sistema intuitivo e adaptável

A computação na nuvem permite que as aplicações ligadas ao software sejam bastante intuitivas, bem parecidas com a que usamos diariamente nos nossos smartphones e até nas redes sociais.

Essa arquitetura muito mais leve e orgânica ajuda com que os treinamentos para a utilização do sistema não sejam longos e complicados, passando por vários caminhos, já que as equipes das secretarias costumam ser grandes.

Outra vantagem é que, como geralmente é dividido por módulos, os softwares na nuvem são bastante adaptáveis, e o seu colaborador poderá ter acesso somente a parte que lhe é de competência.


Segurança

Se antigamente a principal dúvida em relação a dados armazenados na internet era a questão da segurança, hoje, com a popularização da computação na nuvem, muito se foi investido em tecnologias de proteção de dados.

Essa responsabilidade, inclusive, não será de competência da sua equipe, mas do desenvolvedor do sistema e detentor do servidor.

Como eles atendem a muitos órgãos privados e públicos, os investimentos em segurança são imensos, geralmente disponibilizando as opções mais recentes do que existe neste tipo de tecnologia.

Além do mais, como não há um servidor físico alocado em seu espaço, as chances de um acidente ocorrer e haver perda de equipamento, e com ele seus dados, praticamente não existe.

Entendeu agora benefícios dos sistemas em nuvem para sua secretaria?

Esses são apenas alguns, há outros diversos.

Para saber mais, agende uma visita da IDS até a sua secretaria e vamos conversar mais sobre o assunto.

Compartilhe com seus amigos
Todas as notícias