Como funcionam as visitas domiciliares na sua Secretaria da Saúde? A gestão pública dos serviços de saúde pode ser um pouco complicada, não é mesmo?
A visita domiciliar realizada pelos agentes comunitários de saúde é uma parte muito importante do serviço público de saúde.
Através dela é possível controlar e garantir um atendimento completo a toda a população.
Buscar soluções que otimizem todo o processo das visitas feitas ao domicílio, faz parte da gestão de atividades desenvolvidas pelo serviço público de saúde. E é neste momento que a tecnologia ganha mais espaço.
Informatizar o processo das visitas domiciliares é a melhor maneira de garantir controle e eficiência em cada etapa.
Os benefícios começam para o gestor e continuam em prol dos servidores públicos e para o cidadão.
A visita domiciliar permite:
- Definir de maneira mais ampla o território e a vinculação do cidadão dentro deste território.
- Realizar o mapeamento das características sociais, econômicas e de saúde da população;
- Identificar agravos e problemas que possam influenciar no surgimento de doenças e complicações que possam comprometer a elas ou seus familiares.
Ter a tecnologia como aliada durante estas visitas permite que elas sejam feitas com mais agilidade e eficiência.
Saiba mais sobre o poder da tecnologia nesta etapa de atendimento a saúde do cidadão:
Integração de dados
A integração de dados permite que seja feito um cadastro único do cidadão para acompanhar toda a sua jornada dentro dos serviços da saúde pública.
A integração de informações é o que torna uma gestão sólida. Primeiramente, porque permite que médicos, agentes comunitários e demais profissionais toda a sua Secretaria da Saúde desenvolvam um atendimento ao público de mais qualidade.
O sistema de gestão IDS é um software completo, que garante a integração de todas as ações desenvolvidas em sua secretaria da saúde.
Para complementar esta integração, a IDS possui aplicativos específicos para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias, que agilizam o trabalho dos cadastros durante o atendimento in loco.
Realizando um trabalho de qualidade, garantindo e prevenindo os pacientes de situações que colocam sua saúde em risco. Essa integração facilita todo o atendimento, iniciando na visita, até o médico.
Além do mais, a secretaria de saúde e o gestor consegue ter o controle completo de tudo o que é feito em prol da saúde pública do município.
Indicadores para uma gestão eficaz
A análise dos dados colhidos durante as visitas, deve ser feita de tempos em tempos. Uma gestão feita de decisões baseadas em dados, é uma gestão efetiva e abrangente.
O acompanhamento e o controle local na unidade de atendimento é extremamente necessário.
Além do mais, todos os dados colhidos devem ser encaminhados aos programas do ministério da saúde.
Dessa forma, todas as medidas acabam sendo baseadas e executadas com relação aos indicadores apresentados pela perspectiva de cada região.
Por essa razão os indicadores IDS são tão completos e abrangentes.
Confira quais são os dados que o sistema IDS Saúde exporta ao Ministério da Saúde:
E-SUS AB – e-SUS Atenção Básica
CADSUS – Sistema de Cadastramento de usuários do SUS
BPA – Boletim de Produção Ambulatorial
RAAS – Registro das Ações Ambulatoriais em Saúde
AIH – Autorização de Internação Hospitalar
APAC – Autorização de Procedimentos Ambulatoriais
Ele faz parte do Sistema de Informações Ambulatoriais, SIA / SUS.
SI-PNI – Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações
BNAFAR – Base Nacional da Assistência Farmacêutica
Conseguir exportar estes dados de forma direta do sistema, ajuda a evitar erros nos cadastros e registros. Mantendo todos os processos da saúde pública otimizados e organizados.
Saúde transparente
A transparência na saúde pública é importante no sucesso de uma gestão. Por isso o sistema de gestão do IDS saúde possui o portal saúde transparente.
Através do portal saúde transparente o gestor e o cidadão acompanham o número de atendimentos e procedimentos feitos na saúde pública da sua cidade ou município.
Estabelecer uma estratégia na gestão da saúde pública significa estar atento a diversos pontos, como: tecnologia, atendimento humanizado, integração de dados, planejamento de ações e muito mais.
A busca pela melhora do atendimento é um ciclo infinito. Oferecer um atendimento humanizado ao paciente é uma tarefa que exige atenção e muito cuidado em toda a etapa.
Principalmente por se tratar da saúde, uma vez que o paciente vem a sua procura porque realmente precisa da sua ajuda.
Contar com um software de gestão que transforma este atendimento em um momento rápido e eficaz, significa sucesso na gestão, com satisfação e segurança para o paciente.
Contar com o IDS Saúde significa ter como apoio diversas ferramentas para tornar cada etapa do processo de atendimento a saúde pública um verdadeiro sucesso. Conheça nossas funcionalidades!