21/08/2018

O título deste artigo pode soar um pouco redundante, já que toda administração pública deve ter foco no cidadão, não é mesmo?

A burocracia que se instalou nos órgãos públicos é uma realidade que está se modificando aos poucos através do conceito de administração pública com foco no cidadão.

Uns dos responsáveis por essa transformação é a concepção de cidade inteligente, onde a tecnologia oferece agilidade nos serviços, transparência nas ações e prioridade às necessidades do cidadão.

Conceito

O conceito de administração com foco no cidadão, utiliza o critério democrático.

Ou seja, ao mesmo tempo em que é preciso construir uma administração pública eficiente, é necessário preservar prioritariamente os valores democráticos — os do cidadão.

Além da desburocratização, há três itens importantes dentro da administração pública com foco no cidadão. Eles são:

1 – Avaliação de desempenho

Medir a satisfação dos cidadãos é uma das ferramentas mais importante para o sucesso deste tipo de administração.

Os serviços estão sendo prestados de forma satisfatória? As entregas são feitas no prazo? O prazo é razoável? Eles são bem atendidos pelo funcionalismo? Os serviços prestados são de qualidade? Há fila de espera? Eles são bem executados? Há muitos entraves burocráticos? São acessíveis a todos?

Todas essas perguntas devem ter suas respostas medidas constantemente a fim de melhorar cada vez mais o resultado.

2- Controle sobre gastos públicos

Sabemos que os recursos são crescentemente escassos, e utilizá-los pelo bem do cidadão é o fundamento da gestão.

Isso tem se intensificado com a pressão da sociedade por participação, transparência e controle social sobre as ações dos agentes públicos.

Utilizar os recursos de forma a atender os cidadãos, e controlar para que não ultrapasse a arrecadação é imperativo em uma administração pública voltada para o cidadão.

As ferramentas de transparência, por exemplo, fazem isso se tornar realidade e dão mais credibilidade a essas ações — além de ser uma exigência legal.

3 – Orientação dos serviços públicos para a satisfação dos cidadãos

A modernização das gestões públicas, com a entrada da tecnologia da informação, trouxe mudanças radicais na forma de organização, que atingiu as estruturas hierárquicas, trazendo novos processos de trabalho e alterando o perfil do servidor público.

Dessa forma, os recursos tecnológicos contribuíram positivamente para a criação de novas estruturas. Para continuar esse ciclo evolutivo, é primordial que se faça uma avaliação constante de desempenho, orientadas pelos valores da qualidade, eficiência, foco no cidadão, trabalho colaborativo e horizontalidade.

Novas tecnologias ajudam no processo deste conceito

A ampliação do conceito de administração pública com foco no cidadão fica ainda mais forte com a utilização de ferramentas tecnológicas, que ajudam e facilitam todos os processos.

Ser uma cidade inteligente hoje não é mais um tendência, e sim um imperativo aos órgão que voltam a satisfação da democracia.

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Administração Pública com foco no cidadão: saiba mais!

 

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