Regulamentado em 1993, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) democratiza a política de assistência social.
O SUAS regula de forma hierárquica os vínculos e as responsabilidades do sistema de serviços sociais como: programas ou projetos e benefícios de assistência social.
São serviços prestados diretamente pelo governo ou através de convênios com organizações sem fins lucrativos, ou de fundações mantidas pelo poder público e em articulação com iniciativas da sociedade civil.
O mesmo apresenta um conjunto de inovações em questões técnicas, políticas, financeiras, tecnológicas e gerenciais, que caminham para transformar a gestão da Política de Assistência Social no Brasil.
A gestão do SUAS tem em seu meio diversos desafios diários; o que significa que os responsáveis pelas ações procuram soluções para cada uma das dificuldades encontradas.
O número de envolvidos para o bom funcionamento e atendimento da Assistência Social é bastante grande. Justamente por isso a IDS oferece soluções que simplifiquem as ações realizadas e ajudam na tomada de decisões. Utilizando o sistema da IDS você tem:
- Cadastros unificados
- Atendimento adequado ao Prontuário SUAS online
- Informações de Atendimento
- Acompanhamento Georreferenciadas
- Cálculo e índice de vulnerabilidade social
- Acesso à informações sensíveis de forma sigilosa
- Painel de Indicadores Socioassistenciais
- Atendimento às pessoas em situações de rua
- Integração com outros softwares de gestão
A tecnologia como aliada
A Tecnologia da Informação e os Dados oferecidos por ela, tornam o uso de um software um instrumento de suma importância na gestão do SUAS.
Isso porque ele se torna um recurso organizacional estratégico valioso que atua como suporte para o Sistema Único de Assistência Social.
Com a tecnologia da IDS é possível fazer:
- Cadastro de usuários, famílias, profissionais e Unidades de Assistência Social;
- Importação de cadastros únicos;
- Controle de documentos como atas, declarações, portarias e ofícios;
- Geração de formulários mensais para CREAS e CRAS;
- Controle de requisições, autorizações e atendimento de benefícios sociais;
- Registro de atendimentos, ocorrências, atividades e acolhimentos realizados.
Dados e relatórios para melhorar a gestão
Registrar e acompanhar as ações concebidas pela Assistência Social só é de fato possível com o uso de relatórios e dados.
Com os relatórios IDS, você tem verificação completa dos históricos por usuários e de famílias nos programas sociais. Assim é possível ter controle total do:
- Gerenciamento dos descumprimentos de condicionalidades do Bolsa Família;
- Registro de atendimentos e atividades coletivas dos programas sociais;
- Plano de contas;
- Lançamentos de recursos e despesas.
Em caso de cursos o sistema da IDS também permite o controle das turmas e matrículas, juntamente com o controle de frequência. Também permitindo a emissão dos certificados.
O único jeito de ter dados confiáveis para sua gestão é através do uso da tecnologia e do registro de todas as atividades em um só lugar.
Isso vai garantir que o gestor tenha noção de quantas pessoas são usuárias de cada um dos programas, além da demanda necessária para a continuação dos mesmos.
Ferramentas tecnológicas se tornam por fim indispensáveis, e podem ser uma estratégia no contexto das políticas governamentais, que visa agilizar seus processos, oferecendo dados para que aconteça o acompanhamento e ao monitoramento das ações pelos olhos do gestor.