18/03/2019

Regulamentado em 1993, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) democratiza a política de assistência social.

O SUAS regula de forma hierárquica os vínculos e as responsabilidades do sistema de serviços sociais como: programas ou projetos e benefícios de assistência social.

São serviços prestados diretamente pelo governo ou através de convênios com organizações sem fins lucrativos, ou de fundações mantidas pelo poder público e em articulação com iniciativas da sociedade civil.

O mesmo apresenta um conjunto de inovações em questões técnicas, políticas, financeiras, tecnológicas e gerenciais, que caminham para transformar a gestão da Política de Assistência Social no Brasil.

A gestão do SUAS tem em seu meio diversos desafios diários; o que significa que os responsáveis pelas ações procuram soluções para cada uma das dificuldades encontradas.

O número de envolvidos para o bom funcionamento e atendimento da Assistência Social é bastante grande. Justamente por isso a IDS oferece soluções que simplifiquem as ações realizadas e ajudam na tomada de decisões. Utilizando o sistema da IDS você tem:

  • Cadastros unificados
  • Atendimento adequado ao Prontuário SUAS online
  • Informações de Atendimento
  • Acompanhamento Georreferenciadas
  • Cálculo e índice de vulnerabilidade social
  • Acesso à informações sensíveis de forma sigilosa
  • Painel de Indicadores Socioassistenciais
  • Atendimento às pessoas em situações de rua
  • Integração com outros softwares de gestão

A tecnologia como aliada

A Tecnologia da Informação e os Dados oferecidos por ela, tornam o uso de um software um instrumento de suma importância na gestão do SUAS.

Isso porque ele se torna um recurso organizacional estratégico valioso que atua como suporte para o Sistema Único de Assistência Social.

Com a tecnologia da IDS é possível fazer:

  • Cadastro de usuários, famílias, profissionais e Unidades de Assistência Social;
  • Importação de cadastros únicos;
  • Controle de documentos como atas, declarações, portarias e ofícios;
  • Geração de formulários mensais para CREAS e CRAS;
  • Controle de requisições, autorizações e atendimento de benefícios sociais;
  • Registro de atendimentos, ocorrências, atividades e acolhimentos realizados.

Dados e relatórios para melhorar a gestão

Registrar e acompanhar as ações concebidas pela Assistência Social só é de fato possível com o uso de relatórios e dados.

Com os relatórios IDS, você tem verificação completa dos históricos por usuários e de famílias nos programas sociais. Assim é possível ter controle total do:

  • Gerenciamento dos descumprimentos de condicionalidades do Bolsa Família;
  • Registro de atendimentos e atividades coletivas dos programas sociais;
  • Plano de contas;
  • Lançamentos de recursos e despesas.

Em caso de cursos o sistema da IDS também permite o controle das turmas e matrículas, juntamente com o controle de frequência. Também permitindo a emissão dos certificados.

O único jeito de ter dados confiáveis para sua gestão é através do uso da tecnologia e do registro de todas as atividades em um só lugar.

Isso vai garantir que o gestor tenha noção de quantas pessoas são usuárias de cada um dos programas, além da demanda necessária para a continuação dos mesmos.

Ferramentas tecnológicas se tornam por fim indispensáveis, e podem ser uma estratégia no contexto das políticas governamentais, que visa agilizar seus processos, oferecendo dados para que aconteça o acompanhamento e ao monitoramento das ações pelos olhos do gestor.

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