08/10/2019

Você sabia que o atendimento humanizado vai além do atendimento do médico?

Secretárias são uma parte importante do processo de atendimento à saúde. pois tudo começa com ela, as vezes de maneira presencial, às vezes através de um telefonema.

A prática do atendimento humanizado também é um fator importante nos atendimentos a saúde pública.

Principalmente porque as instituições públicas devem prezar pelas boas práticas em relação aos cidadãos.

Ao contrário do que se pode pensar, criar um relacionamento e um atendimento humanizado com as pessoas não é nada difícil.

A melhora no atendimento resulta na satisfação de cada pessoa atendida na saúde pública da sua cidade ou município.

Quer saber como isso pode se tornar uma realidade em sua secretaria da saúde? Confira estas ações e coloque-as em prática!

Personalize sua Secretaria de Saúde para atender de forma humana

A personalização do atendimento significa atender cada indivíduo levando em conta sua situação.

Justamente por isso, é importante apostar em softwares que forneçam dados junto do histórico de atendimento do indivíduo.

A partir disso, o atendente está preparado para atender cada cidadão, levando em conta sua condição atual.

Além disso, nesse momento é fundamental que o atendente busque se adaptar ao perfil da pessoa sendo atendida.

Respondendo de acordo com o ritmo de fala dessa pessoa, e se adaptando a linguagem utilizada por ele.

O atendente deve ouvir atentamente a pessoa e seu problema, possibilitando que a solução oferecida seja a mais assertiva o possível.

Ouça e respeite o tempo de quem está sendo atendido

Diversas situações podem fazer alguém perder a paciência, e até mesmo se sentir mal tratado.

Portanto, sempre se preocupe em atender as pessoas e ouvir seus problemas. Sempre de forma rápida, resolvendo de fato o problema desta pessoa.

Para isso, algumas práticas são importantes:

  • Respeite o tempo que o paciente tem disponível para o atendimento;
  • Ofereça diversos canais para conversar com o paciente (Lembrando de sempre respondê-lo);
  • Treine a equipe constantemente, para alcançar agilidade e eficiência, sempre prezando pelo atendimento humanizado.

A empatia é lei no atendimento humanizado

Empatia significa “colocar-se no lugar do outro”. E isso é essencial para garantir um atendimento humanizado. Principalmente falando de secretarias da saúde.

Os atendentes devem ter a habilidade de perceber o outro, sem que ele precise dizer algo acerca de sua situação emocional ou afetiva. Mas principalmente, se colocar no lugar da pessoa.

O principal foco do atendimento humanizado é o relacionamento, logo, é essencial que exista diálogo entre a pessoa e o atendente da secretaria de saúde.

O profissional de atendimento precisa escutar com atenção, registrando cada detalhe das reclamações e dúvidas dos clientes.

Esse processo ajuda a traçar soluções mais rápidas e eficientes para cada situação.

Proatividade

Esta é outra habilidade muito importante em um atendente, a fim de oferecer um atendimento humanizado.

Um profissional de atendimento precisa estar atento para oferecer soluções completas, levando em conta as necessidades de cada situação e sua atual conjuntura.

Se o cidadão possui alguma dúvida, esta pessoa deve ser proativa para encontrar a resposta quando não tiver, ou chamar quem precisa ser chamado.

Proatividade também significa adiantar processos e mapear possíveis riscos para alcançar um atendimento realmente efetivo.

Espaço para feedbacks

Oferecer um espaço onde o cidadão pode opinar é extremamente importante. Dessa forma todo o sistema de atendimento pode ser repensado e melhorado.

Valorize estes feedbacks, afinal de contas eles são um caminho para melhorar processos.

E lembre-se: O atendimento humanizado é resultado do constante treinamento dos colaboradores.

O que significa que todos os pontos acima dependem deste treinamento para que cada atendente saiba como proceder para entregar um atendimento humanizado.

Conte com um software para melhorar o atendimento em sua secretaria da saúde.

A única maneira de ter acesso a todo o histórico do indivíduo rapidamente é através de um software integrado.

O IDS Saúde conta com integração total. Todas as informações da sua Secretaria de Saúde são lançadas uma única vez e são disponibilizadas para todos os setores.

Descubra todas as funcionalidades do IDS Saúde que podem ajudar a melhorar o atendimento em sua secretaria da saúde!

A importância do atendimento humanizado para as secretarias de saúde

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