16/07/2020

A pandemia da COVID-19 tem se mostrado um desafio muito grande para a gestão pública. O cenário gerou problemas que são de um campo quase totalmente desconhecido para os gestores de hoje.

Mas a esperança vem do fato de que ninguém está sozinho nessa. Com o mundo todo envolvido na pandemia, novas e eficientes práticas estão surgindo para lidar com a situação do coronavírus – inclusive dentro da gestão pública.

Um dos principais caminhos para fortalecer a gestão pública, proteger seu cidadão e ter secretarias municipais que realmente enfrente a crise, é por meio da tecnologia. Mais do que nunca, agora é preciso inovar na gestão pública.

A importância de uma gestão pública mais digital

Como a IDS vai ajudar sua gestão pública durante a pandemia? | IDS

Nós, da IDS, já estamos falando há muito tempo sobre como é importante aplica a tecnologia para ter uma gestão pública mais eficiente, contando com ferramentas públicas e tecnológicas, sem papel, com mais agilidade e melhor atendimento ao cidadão.

Tudo isso já era importante, pois ajudava a garantir o sucesso da sua administração e o crescimento saudável do seu município.

Mas agora, mais do que importante, a tecnologia na gestão se tornou indispensável para lidar com a pandemia! É preciso ter mais controle dos indicadores e no monitoramento de doenças, mais agilidade nos processos, mais segurança nos atendimentos públicos e integração de dados de suas secretarias municipais.

Afinal, uma realidade de pandemia envolve muito mais trabalho para o gestor e para toda sua equipe. Para ser realmente efetivo e não sobrecarregar o time, esse trabalho precisa ser mais eficiente.

É aí que entra a gestão pública sem papel, que é muito mais ágil. Em uma gestão paperless (sem papel) todos os documentos se tornam digitais e organizados de forma a facilitar a busca por eles. Além disso, estão integrados às ferramentas, permitindo um trabalho mais eficiente.

Além disso, também é essencial cuidar da sua gestão em qualquer lugar! Para isso, você precisa aproveitar os benefícios de um sistema em nuvem, como o IDS. Sendo 100% online, você pode acessar a sua gestão pública aonde quer que você esteja, precisando apenas de um dispositivo virtual conectado à internet.

Para ter as ferramentas públicas de forma integrada, sem papel e na nuvem, é preciso contar com um bom software para a gestão pública, como o IDS!

E o IDS vai ainda mais longe, com ferramentas especiais para o combate à pandemia do coronavírus.

Como o sistema IDS está ajudando a combater a pandemia

Municípios que contam com o sistema de gestão IDS já possuem ferramentas para enfrentar o problema. Isso porque há meses a IDS vem dedicando seus esforços para auxiliar em tempos de pandemia. Confira nossas principais ferramentas:

Relatórios e indicadores no IDS Saúde

Para preparar estratégias e enfrentar uma pandemia, é preciso ter informação. Por  isso mesmo o IDS oferece relatórios e indicadores no IDS Saúde.

Com esses dados, a gestão pública de saúde se torna muito mais eficiente, ágil e preparada para enfrentar qualquer dificuldade.

Além de servir como um aliado direto para lidar com o coronavírus, o acesso facilitado aos dados e relatórios ainda ajuda a diminuir o tempo usado em cada tarefa, evitando que sua equipe fique sobrecarregada de trabalho em meio à pandemia.

Portal da Saúde Transparente

Como a IDS vai ajudar sua gestão pública durante a pandemia? | IDS

O sistema IDS possui um portal repleto de indicadores de saúde, com informações para deixar sua gestão mais transparente e também para ajudar a população nos seus cuidados.

Dentro desse Portal da Saúde Transparente, preparamos um tópico feito especificamente para lidar com a COVID-19. Na página, é possível fazer pré-diagnósticos da doença, conseguir informações de prevenção, conferir o número de casos suspeitos por cada unidade de saúde e até acessar um mapa de calor que mostra os pontos mais sensíveis da cidade.

Assim, contar com o portal traz vantagens tanto para o cidadão quanto para o gestor público.

Painel de monitoramento da epidemiologia

O sistema IDS conta com um cadastro para pacientes e suas famílias, com dados integrados, prontuários eletrônicos e tudo organizado em uma só plataforma. Isso permite que sua gestão tenha as informações de forma ágil para lidar melhor com a sobrecarga de trabalho em tempos de pandemia.

Mas esses dados integrados vão ainda mais longe, permitindo um monitoramento mais preciso da COVID-19.

Para facilitar ainda mais esse processo na sua gestão, a IDS preparou um painel de monitoramento da epidemiologia. Usando esses dados e um sistema de inteligência artificial, o painel se baseia no prontuário eletrônico e indica suspeitos e casos da doença, com visualização detalhada por bairro e unidade de saúde.

Além disso, o sistema disponibilizou uma funcionalidade com o monitoramento evolutivo da COVID-19, que permite uma visão de como a doença está afetando seu município.

Teleatendimento

O isolamento social é a forma mais eficiente de evitar a transmissão do coronavírus. Por isso, é preciso ter o mínimo possível de contato entre pessoas.

Nesse sentido, o IDS conta agora com uma funcionalidade de teleatendimento para sua secretaria. Com esse contato por vídeo, você pode cuidar do seu cidadão sem que ele precise se aglomerar na unidade de saúde, na prefeitura ou na sua secretaria de Assistência Social.

Índice de vulnerabilidade social

Para enfrentar a pandemia de forma mais efetiva, é preciso saber quais são as famílias mais vulneráveis à doença.

O IDS conta com uma ferramenta que apresenta para sua gestão o índice de vulnerabilidade social da sua população. Dessa forma, o gestor consegue saber onde a Assistência Social deve focar seus principais esforços para proteção do cidadão de seu município.

Conte com o IDS na sua gestão pública

O sistema de gestão pública IDS conta com todas essas ferramentas e muito mais. Com ele, sua gestão se torna mais ágil, eficiente e pronta para qualquer desafio – inclusive para esta pandemia.

Deixe uma marca positiva na sua população e um legado de gestão pública transparente, bem feita e eficiente, mesmo em tempos de crise. Conte com a IDS para te ajudar nessa importante missão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *