15/01/2021

O ano já começou com prefeitos e secretários, novos ou antigos, tomando posse de municípios pelo país inteiro, querendo apresentar uma gestão pública de sucesso! Há muita gente nova no poder, experimentando seu primeiro mandato, e também muitos políticos experientes, reeleitos para continuarem seus projetos.

E seja para as equipes novas ou para aqueles que já estão experientes no serviço público, é preciso lembrar que ter uma gestão de sucesso depende de alguns fatores. É preciso disposição para trabalhar, uma excelente equipe para te ajudar, tecnologia para oferecer uma gestão integrada e eficiente, entre outras questões importantes.

No entanto, todos esses fatores podem acabar desperdiçados se faltar um elemento na sua gestão pública: o planejamento

Um bom planejamento é a peça central do sucesso de qualquer secretaria. É ele que vai definir como sua equipe vai lidar com o orçamento, quais investimentos serão possíveis, como será o atendimento para o público, e muito mais. Ou seja, é com o planejamento que você poderá se preparar para o mandato em 2021.

Vale lembrar que esse cuidado é ainda mais importante neste ano, considerando que ainda estamos enfrentando uma situação de pandemia. Tanto que muitos municípios estão fragilizados por causa dos desafios de 2020. Por isso, sua gestão 2021-2024 precisa estar realmente preparada!

Continue sua leitura e saiba mais sobre o planejamento para secretarias para os próximos 4 anos.

Esteja alinhado com o Plano Plurianual
Conheça seus cidadãos
Analise seus dados de gestão
Planeje processos mais inteligentes e digitais

Esteja alinhado com o Plano PlurianualComo criar um Plano de Assistência Social?

Para começar a falar sobre bom planejamento, precisamos mencionar o Plano Plurianual (PPA). Toda a organização da sua secretaria deve estar em consonância com esse plano geral da gestão pública em seu município.

É dentro desse documento que são estabelecidos os investimentos e as ações que o município pretende realizar durante todo o mandato. Ele é essencial para uma gestão integrada de todas as secretarias e demais setores da prefeitura.

Por isso, o seu planejamento interno deve estar alinhado com o PPA do município, seguindo suas diretrizes e expectativas.

Também é importante avaliar se o planejamento de uma secretaria está de acordo com a organização dos demais setores e com as intenções do prefeito e dos demais secretários. Todo o trabalho na gestão pública precisa envolver essa integração.

Além disso, as possibilidades de planejamento também estão restringidas pela burocracia necessária para o funcionamento do serviço público. 

Por isso, as dicas que traremos a seguir servem para complementar sua organização, mas o primeiro passo sempre deve ser acompanhar as exigências da gestão pública.

Conheça seus cidadãos

A partir da integração com os demais setores, as secretarias podem seguir para os seus planejamentos. E para que eles sejam realmente eficientes, é preciso conhecer as demandas, desejos e necessidades do povo no seu município.

O planejamento da Secretaria de Educação, por exemplo, deve ser baseado no número de alunos em idade escolar, na necessidade de transporte público e até nas condições financeiras das famílias. 

Já na Secretaria de Assistência Social, o planejamento precisa levar em conta toda a situação da população, com os números de pessoas em situação de rua e de atendidos por projetos sociais.

Esses são só alguns exemplos. A gestão pública precisa realmente conhecer seus cidadãos. E, para isso, é necessário realizar duas ações:

  1. Andar pelo município, conversar com as pessoas, testemunhar suas necessidades e descobrir como sua gestão pode ajudá-las;
  2. Contar com uma prefeitura mais digital, que registre em dashboards eficientes os números importantes para o trabalho da secretaria.

O sistema de gestão IDS possui tudo que uma prefeitura precisa para a segunda ação, com dashboards, cadastros e até mapas de calor indicando áreas do município em que a Secretaria de Assistência Social é mais necessária. Saiba mais: Mapa de informações socioassistenciais.

Analise seus dados de gestão Business Intelligence na tomada de decisão em prefeituras

Todo tipo de gestão, seja ela pública ou privada, precisa ter um acompanhamento de dados para avaliar a evolução ou os desafios enfrentados em cada período de tempo. 

E na hora de planejar um novo mandato, é essencial conferir esses números para elaborar suas prioridades para os próximos 4 anos.

No entanto, no serviço público esses indicadores nem sempre estão acessíveis. E esse é um dos grandes motivos para buscar uma gestão pública sem papel e digitalizada.

Com um sistema de gestão, esses indicadores ficam disponíveis em dashboards acessíveis e fáceis de usar. Tudo para dar mais precisão ao planejamento e mais eficiência para cada ação.

Planeje processos mais inteligentes e digitais

Desde o início do mandato é essencial planejar como serão seus processos internos e o trabalho na secretaria. Isso permite otimizar o tempo da equipe e até organizar melhor a distribuição de cada funcionário.

Por isso, comece desde já a pensar em como serão seus processos, levando em conta as possibilidades de uma gestão mais digital. A tecnologia pode facilitar a comunicação e a integração dos setores, e deixar todos os seus processos muito mais rápidos e eficientes.

Ficou interessado? Então confira o artigo: Como os sistemas IDS podem ajudar na gestão pública.

E para saber mais sobre o potencial da tecnologia dentro da gestão pública, você pode acessar nosso eBook gratuito:Mitos e Verdades dos Sistemas para Prefeituras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *