16/08/2018

Os serviços públicos têm uma fama ruim de morosos e obsoletos, mesmo que a maioria não seja assim.

Porém, há alguns gargalos incontestáveis que fomentam esse conceito, e entre eles estão algumas ações antiquadas, que não são utilizadas há tempos dentro do cenário privado, como o processo para a geração de documentos, que acabam sendo armazenados impressos — e tantos outros.

A falta de investimento em tecnologia é um dos motivos para que essa imagem de ferrugem continue crescente. Mas será que um sistema de gestão mudaria a forma como os processos são feitos ou teria apenas um efeito placebo?

Continue lendo este artigo e entenda por que um software pode oferecer a sua cidade o título de “inteligente” e “conectada”, como nesse ranking em que municípios com sistema IDS se destacam no cenário nacional.

Administração mais eficiente

Entre os ganhos em se investir em um sistema específico para a gestão pública está o fato de que ela será muito mais eficiente. Isso porque os processos administrativos serão feitos de forma digital, acelerando os métodos e se modernizando.Com ele, é possível receber e enviar arquivos de forma digital, desde requerimentos; fazer consultas do andamento do processo; juntar documentos; contar prazos; gerar relatórios.

O resultado é menos filas físicas, menos espera e muito mais eficiência.

Aumento da produtividade dos funcionários

Menos atendimentos físicos significam uma economia bastante razoável de tempo, e modernidade e agilidade andam lado a lado.

Os funcionários gastaram menos tempo em cada processo, aumentando a sua produtividade, e podem ter seus rendimentos medidos e gerenciados pelo sistema.

Consultando um software, eles também terão acesso rápido a respostas de dúvidas frequentes, sem precisar consultar diversas pessoas de inúmeros departamentos para sanar questionamentos, dos mais simples aos mais complexos.

Menos custos com a redução da burocracia

Na outra via, os custos serão reduzidos com a diminuição dos entraves burocráticos.

Aliás, uma das principais reclamações sobre o serviço público gira em torno da burocracia, que deveria ser uma sistematização dos processos para a redução de erros e facilitação a quem os administra.

No entanto, a burocracia é vista como uma espécie de muro entre o andamento do processo e sua conclusão, barreira essa que pode ser derrubada com um bom software de gestão pública.

Com ele, cada passo segue uma cronologia, e o tempo gasto é medido com eficiência, facilitando o cumprimento de prazos legais.

Sem papel

Como já exemplificamos, uma das medidas mais antiquadas é a utilização do papel para documento. Seu armazenamento ocupa muito espaço, a busca é complicada e há um gasto desnecessário de insumos, além de exigir funcionários que têm como atividade exclusiva a organização de tanta papelada.

Muito mais segurança

Com tantas opções mais modernas e cheias de segurança, já passou da hora de repartições públicas entrarem na era digital e abrirem espaço para a modernidade.

Para falar sobre isso, começaremos discorrendo sobre a vulnerabilidade do papel: ele pode ser trocado, amassado, rasgado, sofrer rasuras, ser perdido em acidentes como incêndios e enchentes, deteriorar com a ação de fungos e traças, se consultado por pessoas indevidas, entre tantos outros acontecimentos.

Com um sistema de gestão pública, todos os documentos ficam armazenados com segurança e acessíveis de qualquer lugar.

Há quem pense em vazamentos de dados e crimes virtuais, mas basta conferir a preocupação que o desenvolvedor do software tem com segurança de dados.

Modernize sua administração pública

Todos só se beneficiam com a utilização de um sistema de gestão pública: os administrados, que têm maior controle e segurança; os funcionários, que têm seu trabalho facilitado e livre de erros; e a população, que sofre menos com a burocracia. Um software pode ser o braço direito dos gestores municipais.

Sendo assim, a opção por um utilizar um software de gestão especializado em administração pública vai muito além de parecer mais moderno: ele realmente moderniza os trabalhos, dando mais agilidade, fluidez, otimizando os acertos e ultrapassando o rótulo de que serviços públicos são cheios de barreiras.

Quer saber mais sobre como modernizar sua administração? Consulte-nos e conheça o que nosso software pode fazer pelo seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *