15/06/2020

A gestão pública envolve muitas pessoas, uma série de processos burocráticos, legados de gestões passadas e uma forma de trabalho que parece totalmente engessada.

É muito frequente que tentativas de modificar algo no setor público sejam recebidas com desprezo por funcionários, que dizem algo como: “aqui a gente sempre fez dessa forma, não tem por que mudar”.

Um ambiente assim acaba ficando obsoleto e faz por merecer a impressão que a população tem de que a gestão pública é lenta e ineficiente.

No entanto, nem todas as gestões são assim! Existem várias técnicas que podem transformar a sua prefeitura ou secretaria e ser sempre lembrado como um gestor eficiente e preparado para atender a população.

Aprenda com a gente como quebrar esse gesso e levar a inovação para dentro da sua gestão pública!

Como criar uma cultura de inovação na sua gestão

É possível melhorar e inovar na gestão pública? | IDS

O primeiro passo para conquistar isso é ter a mente aberta e estar pronto para inovar! No entanto, é difícil fazer essa disposição ser passada para toda a equipe.

Para isso, é preciso criar uma cultura de inovação entre os servidores e colaboradores do seu setor público!

O processo é desafiador. É preciso lidar com cada servidor, suas rotinas de trabalho, tirar todos de suas zonas de conforto e implementar muitas novidades.

Conheça 3 dicas essenciais para incentivar uma cultura de inovação!

1. Garanta o engajamento da equipe

As inovações certamente vão mexer com a realidade de toda a sua equipe. Vão tirar da zona de conforto até aquele funcionário público que está no setor há dezenas de anos e sempre trabalhou do mesmo jeito do século passado.

Essas pessoas tendem a não receber bem as transformações, por isso é preciso trabalhar a comunicação com a equipe desde antes de começar a implementar o projeto de inovação – Tudo para conseguir o máximo engajamento da equipe.

Um passo importante é reunir toda a equipe, comunicar o seu planejamento de cada etapa do processo, para que todos estejam conscientes do que vai acontecer. Isso evita que alguém seja pego de surpresa pelas novidades.

Isso deve ser feito de forma humana e sem imposições. Mostre-se aberto para indagações e sugestões. Isso vai fazer com que a equipe realmente sinta-se parte do projeto.

A comunicação também deve ser muito bem planejada, para apresentar para a equipe como as mudanças vão facilitar o trabalho de todos. Deixe claro que a novidade vai diminuir o tempo desperdiçado, agilizar os processos, reduzir o retrabalho e valorizar o trabalho de cada um.

Depois disso, as mudanças ainda precisam ser aplicadas gradualmente, para reduzir o choque que alguns servidores podem enfrentar.

2. Promova treinamentos

Há muitas novidades e tendências no campo das inovações na gestão pública. Para manter a si mesmo e sua equipe sempre prontos para levar o que há de melhor para dentro da sua prefeitura ou secretaria, promova cursos, capacitações e treinamentos!

A realização de cursos, ou mesmo workshops, estimulam a criatividade, a integração e a criação de uma cultura de inovação na sua gestão.

No entanto, é preciso muito cuidado para que os treinamentos não se tornem algo chato, que toma o tempo dos servidores e oferece pouco em troca.

Por isso, os cursos devem ser dinâmicos e oferecer benefícios que atraiam os servidores.

3. Invista na Informatização em digitalização

Uma das maiores dificuldades de uma gestão pública é a grande dependência aos documentos em papel. Eles causam lentidão, atrasos, desorganização e ainda não são seguros o suficiente.

Mostrar o quanto a inovação vai melhorar o trabalho dos seus servidores e a melhor forma de incentivar as mudanças, e trocar os maços de papel por documentos digitais é uma ótima maneira de fazer isso.

Os funcionários vão ver seu trabalho rendendo, vão precisar trabalhar menos, não vão perder tempo com a papelada, nem se estressar com documentos perdidos.

Por isso, invista em um governo paperless. Essa tendência já está ocupando o setor privado e se espalhando para a gestão pública em muitos países – inclusive no Brasil.

Com um software que transforma todos os seus documentos em arquivos digitais, sua gestão ganha agilidade, dinamismo e melhora sua eficiência – tanto interna quanto na relação com o público.

A digitalização dos dados ainda garante uma séria melhoria na segurança dos seus documentos – algo ainda mais importante atualmente, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A transparência da sua gestão também ganha com a digitalização, afinal, documentos digitais são bem mais fáceis de serem divulgados do que informações em papel.

Para aproveitar ao máximo o mundo das inovações na sua gestão, conheça as soluções da IDS!

Qual é a importância da boa comunicação entre os Agendamento de Atendimento nas secretarias municipais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *