11/02/2021

Atuar como gestor público é uma tarefa extremamente desafiadora. Muito além de cumprir propostas, é necessário que se escute e atenda as necessidades da população que surgem no meio do caminho. Tudo isso, claro, seguindo a legislação municipal, estadual e federal vigentes.

Com tantas responsabilidades em mãos, é comum que alguns erros se repitam mesmo entre gestões diferentes. Isso porque realmente são questões mais complexas de lidar, principalmente se sua gestão ainda não conta com as ferramentas adequadas para simplificar todos os processos.

Neste post abordaremos os principais problemas da gestão e como solucioná-los com auxílio de uma ferramenta prática e moderna!

Desafios da gestão pública
IDS: tecnologia a favor de uma gestão de sucesso

Desafios da gestão pública

Ferramentas para os desafios na sua gestão pública | IDS

De modo geral, existem questões que se repetem mesmo em gestões diferentes, dificultando a atuação eficiente dos gestores públicos. Aqui elencamos as principais:

Atendimento às necessidades da população

O bom atendimento à população começa com bons servidores qualificados a exercerem seus cargos. Além disso, é necessário organizar todas as demandas e serviços de forma eficiente a fim de facilitar a administração. Caso contrário, será bem mais difícil alcançar os objetivos propostos pela gestão.

O problema é que em muitos lugares o processo ainda é feito no papel, o que é muito mais suscetível a erros humanos, ou ainda não trabalham com um software que seja intuitivo e eficiente. Tudo isso são barreiras para o cumprimento dos deveres da gestão.

Arquivamento e sistematização de dados sobre a população

A segurança dos dados referentes à pessoa física é um assunto muito sério e que vem sendo cada vez mais discutido. A legislação sobre segurança de dados está cada vez mais rígida a favor dos cidadãos e respeitar isso é um dever de primeira instância do gestor público. 

Os processos de arquivamento de dados usando a tecnologia facilitam a gestão das informações, bem como protegem sua integridade e confidencialidade.

Comunicação interna

Para uma gestão efetiva, é essencial que todos os setores trabalhem de forma integrada. 

Desencontros de informações geram diversos problemas de gestão, desde incoerências até impasses financeiros. No fim quem perde com isso é a própria população, que acaba por contar com um serviço incompleto e ineficiente. Sem falar que essa situação gera uma descentralização de informações e de poder da gestão em si, afetando diretamente sua credibilidade.

Administração dos programas sociais

Além das obrigações mais básicas de qualquer gestão, os projetos sociais são especialmente difíceis de se administrar. Eles requerem uma equipe só para cuidar de suas questões.

Também há todo o controle dos dados das pessoas beneficiadas com os programas sociais, que, como já dito anteriormente, é um ponto que merece atenção.

Identificou algum desses desafios na sua gestão? Esses problemas dificultam o andamento de outros trabalhos igualmente importantes, além de serem motivo de desaprovação pela população. 

Felizmente a tecnologia se mostra como uma importante aliada na jornada da gestão pública, por meio do oferecimento de ferramentas que auxiliam nos processos cotidianos da gestão, otimizando tempo de trabalho e maximizando resultados.

IDS: tecnologia a favor de uma gestão de sucesso

Ferramentas para os desafios na sua gestão pública | IDS

Todas as dificuldades abordadas neste artigo estão, de uma forma ou de outra, relacionadas à administração da equipe e dos programas de gestão. 

Para facilitar todos os processos administrativos do dia a dia, a IDS desenvolveu uma série de soluções voltadas para uma gestão pública integrada, eficiente e segura.

  • IDS Saúde: integrando todos os dados da Secretaria de Saúde, essa ferramenta permite ainda se conectar com unidades de saúde e laboratórios privados. 

Com as informações organizadas dessa forma, é possível emitir relatórios, avaliar e monitorar atividades com muito mais facilidade. Além de oferecer benefícios para a população, como identificação por biometria, controle da distribuição de medicamentos e uso de prontuário eletrônico.

  • IDS Social: administrar as áreas de Assistência Social ganhou uma nova cara com essa ferramenta, que permite o cadastro dos beneficiários de serviços sociais e facilita o processo de gestão integrada, uma vez que no próprio dashboard são mostradas as principais informações, essenciais para uma análise mais assertiva. 

Além de tudo isso, o IDS Social conta com um mapa da cidade que indica as áreas que merecem mais atenção da equipe.

  • IDS Educação: totalmente online, essa ferramenta centraliza todas as atividades ligadas à educação, sejam elas administrativas ou pedagógicas. Esse controle se estende ainda às bibliotecas, à frota de veículos populares e até mesmo à alimentação escolar.
  • IDS Indicadores: informações da saúde pública, assistência social e educação, todas em um só lugar, com uma interface de fácil operação e toda a segurança e acessibilidade que um sistema de armazenamento de nuvem pode oferecer.
  • IDS Cidadão: a administração geral da população fica muito mais fácil com essa ferramenta, que é focada na unificação daNovos informações de cada cidadão. 

Com um cadastro atualizado é possível ter acesso a dados importantes fornecidos pelo histórico do município, auxiliando o planejamento para todas as áreas da gestão pública.

Quer ir mais longe e melhorar a gestão da sua secretaria de assistência social? Então confira o eBook: Direitos dos idosos: Qual o papel da assistência social?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *