Saúde é assunto sério, e justamente por isso a sua gestão deve ser feita com muita atenção e eficiência. No âmbito público, o sistema de saúde desenvolve suas atividades através do SUS (Sistema Único de Saúde).
Além da preocupação com um atendimento humanizado de qualidade oferecido para a população, é necessário encontrar formas de garantir a saúde e a qualidade de vida dessas pessoas.
A saúde pública no Brasil, tem muitos desafios a serem vencidos, e para que isso seja possível, soluções e estratégias devem ser colocadas em prática.
Não se trata apenas de curar as pessoas, mas também de prevenir que doenças e epidemias tomem conta da saúde da população.
É justamente por isso que as secretarias da saúde estão focadas na gestão da saúde populacional.
O conceito da gestão de saúde populacional procura inverter o padrão reativo que costumava ser oferecido pelo sistema de saúde pública.
Ele se trata de um modelo de gestão proativo que busca evitar que doenças sejam adquiridas, para minimizar o impacto das mesmas.
Entenda mais sobre este modelo de gestão de saúde que surge a fim de combater um grande desafio da gestão de saúde pública:
Garantir que a população do seu município permaneça longe de epidemias.
Visitas domiciliares
As visitas domiciliares são muito importantes no processo de gestão de saúde populacional.
Isso porque é através delas que o sistema público acompanha a saúde de toda a extensão territorial do município.
Dessa forma, é possível saber de forma consistente como estão as condições de vida da população em geral, e por conseguinte a saúde das mesmas.
Um exemplo claro desta situação, é o controle do mosquito da dengue e das doenças que podem ser adquiridas através dele.
Com as visitas dos agentes de saúde, se descobre quais as áreas de risco, além de quantas e onde residem as pessoas que adquiriram uma das enfermidades.
A partir desse diagnóstico, as medidas necessárias podem ser tomadas, como a vacinação da população para evitar uma epidemia.
Para garantir que as informações colhidas cheguem de forma consistente em todo o sistema de saúde público, é necessário contar com a tecnologia. Uma boa ideia é informatizar as visitas domiciliares.
Níveis de atendimento na saúde
Para que seja possível colocar esta estratégia em ação, é necessário considerar estratégias para os níveis de atendimento na saúde pública.
Os atendimentos são divididos em 3 níveis. Divisão que acontece pois o Brasil segue as linhas definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Portanto, o SUS tem seus atendimentos divididos nos seguintes níveis de atenção: primário, secundário e terciário.
Para cada tipo de atendimento a saúde, se faz necessária uma estratégia que garanta organização e facilite o atendimento ao público.
E para garantir a prevenção esperada na gestão da saúde populacional, o nível primário trata de ações para evitar que enfermidades sejam disseminadas na população do município.
Por outro lado, os níveis secundário e terciário, buscam curar as enfermidades adquiridas, e atender situações de emergência.
Compartilhamento de informação para uma gestão de saúde populacional efetiva
Para que a gestão de saúde populacional aconteça de forma eficiente, é necessário que as informações colhidas nos atendimentos hospitalares, clínicos e durante as visitas domiciliares, sejam compartilhados para todo o sistema de saúde público.
A integração destas informações só se faz possível através de sistema de gestão de saúde.
Através do IDS Saúde, sua secretaria da saúde, assim como todos os órgãos de saúde ligados a ela, terão acesso às informações.
Com a informação compartilhada, todas as ações desenvolvidas serão mais focadas e terão melhores resultados.
Conte com a IDS para garantir uma gestão efetiva da saúde pública do seu município. Conheças as funcionalidades do software.