22/11/2019

A educação é a garantia de um bom futuro para todo o mundo. Ela dissemina conhecimento e esta é a única forma de evoluir construir um mundo cada vez melhor.

Sabendo disso, a educação pública tem um papel muito importante. E portanto, gestores devem procurar uma forma de estabelecer e gerir os processos de forma eficiente.

Existem muitas questões que devem ser levadas em conta quando se fala em gestão pública da educação.

Até porque não muitos processos e documentos necessários para garantir o sucesso da gestão e ensino aprendizagem.

Quer garantir que sua secretaria da educação tenha instituições bem gerenciadas e organizadas? Então acompanhe algumas dicas de como fazer isso:

Organize e estipule processos

Estipular processos é muito importante dentro de qualquer instituição. É importante que ao fazer isso, o gestor procure antes de tudo, entender as necessidades de cada escola.

A demanda de cada escola depende de muitas situações, como: número de alunos, professores, turmas, equipe necessária e até mesmo a comunidade inserida ali. São muitas realidades diferentes, e todas elas devem ser levadas em conta.

Determine portanto, processos adaptados e pensados para suprir as demandas. isso vai estabelecer um senso de organização nos ambientes e processos.

Beneficiando todos envolvidos no processo de gestão e ensino aprendizagem.

Institua uma gestão participativa

Seus alunos não não os únicos impactados pelo ensino dentro das escolas.

Suas famílias e todos que trabalham nas escolas, assim como nas secretarias de educação, também fazem parte deste processo.

O gestor, para garantir que todos os envolvidos sejam beneficiados, deve instaurar uma política participativa em sua gestão. Como isso é possível?

  • Faça reuniões de pais e mestres ao menos uma vez em cada semestre (bimestre);
  • Ouça os professores e trabalhadores inseridos nas instituições de ensino;
  • Incentive o grêmio estudantil a existir e participar de forma ativa dentro das escolas;

Através destes três passos, é possível iniciar uma gestão participativa dentro das escolas, melhorando todos os processos dependentes da educação dentro da sala de aula.

Procure evitar filas nas matrículas

Um dos problemas na gestão pública da educação são as filas no momento da matrícula. Existem muitas soluções que podem atenuar e até mesmo acabar com este problema.

Com um sistema de gestão educacional todos os setores das unidades de ensino são centralizadas e unificadas (administrativas, acadêmicas e pedagógicas).

Em momentos de fazer a rematrícula, os pais podem realizá-las de forma online, sem ter que ficar horas esperando. 100% na web, o IDS Educação integra todas as unidades de ensino e concentra em um único sistema toda a sua gestão escolar, ficando com uma base atualizada com:

  • Cadastro de pessoas, alunos, professores e servidores
  • Cadastros de endereços
  • Controle de necessidades especiais
  • Controle de conselho, entre outros.

Sistema de gestão pública Educacional

É muito importante procurar desenvolver uma gestão focada no cidadão e em suas necessidades.

Por essa razão, contar com um sistema de gestão é tão importante.

A modernização dos processos educacionais através de um sistema traz muitas vantagens, como:

  • Administração mais eficiente;
  • Aumento da produtividade dos funcionários;
  • Menos custos com a redução da burocracia;
  • Sem papel;
  • Muito mais segurança;

Optar por um utilizar um software de gestão especializado em administração pública vai muito além de parecer mais moderno: ele realmente moderniza os trabalhos, dando mais agilidade, fluidez, otimizando os acertos e ultrapassando o rótulo de que serviços públicos são cheios de barreiras.

Quer saber mais sobre como modernizar sua administração? Conheça todas as funcionalidades do IDS Educação e garanta melhores resultados em sua gestão pública educacional.

Gestão pública na educação: como garantir processos eficientes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *