27/06/2019

A gestão dos programas de assistência social é bastante complexa. Medir os resultados, pode ser um desafio.

Primeiramente pelo fato de que ela lida com situações bastante complicadas das pessoas atendidas.

Além disso, a gestão também acaba se tornando complicada pelo número de possibilidades e de órgãos envolvidos no assistencialismo social brasileiro.

A quantidade de informações é grande. Por isso é tão importante que o gestor tenha fortes aliados e esteja munido de informações confiáveis para que possa tomar as decisões com segurança.

Quando se fala sobre assistencialismo social, nos voltamos para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ele é o responsável pelos fluxos de atendimento de todo o sistema.

Por isso, para acompanhar e tomar as melhores decisões para a gestão, é necessário compreender quais são os indicadores para diagnóstico e acompanhamento do SUAS.

Conhecer e explorar os indicadores vão fortalecer a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), permitindo a otimização da gestão através destes dados.

Vamos então compreender quais são estes indicadores e como eles podem ajudar na gestão da sua secretaria de assistência social?

Quais são os indicadores que demandam de atenção?

Os indicadores representam a situação atual dos problemas e atendimentos feitos. Eles são baseados nas ações postas em prática em sua totalidade.

Estar atento aos números, resultados e relatórios é essencial para qualquer gestor. Os principais indicadores, que todo o gestor deve conhecer são:

  • Quanto é gasto;
  • Qual é o número de atendimentos feitos;
  • Quais atendimentos foram realizados;
  • Como se dá o andamento das atividades e atendimentos oferecidos;
  • Quais medidas estão sendo tomadas.

O gestor munido destas informações, saberá como direcionar situações e resolver problemas de forma rápida e eficaz.

Devido ao grande número de atendimentos e pessoas envolvidas no processo do assistencialismo social, é essencial que se conte com um sistema automatizado.

Indicadores emitidos pela IDS

O Dashboard do IDS Social destaca quais são os principais motivos de atendimentos realizados e os locais mais requisitados.

Além do mais, ele também mostra o painel de violências e violações de direito registrados por tipos.

Vale destacar que todo o benefício concedido é contabilizado pelo sistema e apresentado em valores financeiros.

Dando para o gestor um panorama completo da situação.

O número de famílias e pessoas acompanhadas pelos programas PAIF (Proteção e atendimento Integral à família) e PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), são evidenciadas para que a gestão possa dar mais atenção às regiões que se encontram mais vulneráveis.

Além disso, cada profissional pode organizar sua agenda de tarefas e atendimentos para visualização e acompanhamento.

Isso facilita todo o processo e garante que os funcionários envolvidos no assistencialismo social tenham autonomia para organizar sua agenda.

O software também permite o registro e acompanhamento dos usuários e famílias nos programas sociais oferecidos pela sua secretaria.

Os relatórios IDS, oferecem verificação completa dos históricos por usuários de famílias, além de:

  • Gerenciamento dos descumprimentos de condicionalidades do Bolsa Família;
  • Registro de atendimentos e atividades coletivas dos programas sociais;
  • Plano de contas completo de todos os atendimentos.;
  • Lançamentos de recursos e despesas;

Tendo em mente a importância da análise de resultados, o software IDS emite e apresenta diversos indicadores.

Os principais indicadores apresentados pelo sistema para análise acompanhamento são:

  • Abordagem Social por vulnerabilidade;
  • Principais Benefícios oferecidos e Valores gastos;
  • Acompanhamento PAIF e PAEFI;
  • Medidas Socioeducativas;
  • Acolhimentos realizados;
  • Atendimentos realizados;
  • Violações;
  • Agendamentos.

Agora que você conhece os principais indicadores para uma gestão de sucesso e a importância na análise de relatórios, escolha o software IDS e otimize suas atividades dia após dia.

 

Os principais indicadores de Assistência Social

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