20/07/2021

Escrito por Vanessa Rosa

Paranaguá completa dia 29 de julho os seus 373 anos de história, o município também é conhecido como “capital” do litoral paranaense.

Principalmente neste aniversário em 2021, a cidade vem ganhando destaque com as vacinações contra a Covid-19. 

Constantemente as imunizações seguem ampliadas nos 399 municípios do Paraná.

No entanto, Paranaguá é exemplo com um dos melhores resultados segundo o ranking do Estado.

Sobretudo esse índice de rapidez na estratégia de imunizar a população é confirmado pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SESA). 

Em seguida, os dados relacionados às vacinações são divulgados pela SESA em um ranking entre municípios, sendo representados pela imunização de grupos prioritários e da população em geral. 

Assim o cidadão pode acompanhar o avanço da vacinação em cada município paranaense.

Os gráficos indicam a porcentagem de pessoas que já foram vacinadas, além das doses aplicadas e as divisões entre primeira e segunda dose.  

Fonte: texto adaptado do Jornal de Paranaguá e do Litoral do Paraná/ Folha do Litoral  (https://folhadolitoral.com.br/). 

Imagem: foto da imunização da Prefeitura de Paranaguá.

Estudos apontam: a estimativa é que 95% de Paranaguá esteja totalmente imunizada no dia 18 de outubro de 2021

A verdade é que Paranaguá atingiu uma das melhores estratégias de imunização, entre os municípios com maior ou semelhante número populacional. 

O poder público junto à saúde municipal, estabeleceu um planejamento de estrutura com profissionais da saúde aplicando vacinas no Centro da cidade. 

Na Estação Ferroviária, Avenida Maximiliano da Fonseca, os cidadãos podem ser vacinados de segunda a sexta-feira entre 08 horas até às 18 horas. 

Como resultado desse trabalho eficaz, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que fazem parte do projeto Rede Cooperativa de Pesquisa em Modelagem da Epidemia de Covid-19 e Intervenções não Farmacológicas (Modinterv), fazem previsões sobre a eficiência das aplicações:

“Apontam que a logística – de agilidade – utilizada em Paranaguá nas vacinações segundo cálculos de previsão, indicam que 75% dos adultos parnanguaras já terão tomado as duas doses contra a Covid-19 até o dia 15 de setembro, assim sendo, 95% da população já deverá estar totalmente imunizada no dia 18 de outubro deste ano.”

Fonte: texto adaptado do Jornal de Paranaguá e do Litoral do Paraná/ Folha do Litoral  (https://folhadolitoral.com.br/). 

IDS Saúde é aliado de Paranaguá: sistema atua diretamente nas vacinações contra a Covid-19 

Segundo a Secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, sobre os resultados das aplicações das vacinas:

“A vacinação em Paranaguá tem avançado muito e isso nos traz grande alegria. A imunização é sinônimo de esperança contra a Covid-19. O município conta com uma equipe ágil e comprometida que não tem medido esforços para vacinar a população com celeridade e competência.” 

Fonte: Fala extraída do Jornal de Paranaguá e do Litoral do Paraná/ Folha do Litoral https://folhadolitoral.com.br/). 

A confirmação de um case de sucesso da área de saúde da IDS: a agilidade e a estratégia utilizada nas vacinações de Paranaguá.

Atualmente, Paranaguá utiliza a tecnologia especializada do IDS Saúde, nosso sistema entrega os melhores recursos para ajudar os profissionais da saúde nessa imunização eficiente.

Um dos recursos que mais beneficiam Paranaguá é a integração da RNDS com o IDS Saúde  

O IDS Saúde permite levar as estratégias de aplicação das vacinas para outro nível de competência! 

Em primeiro lugar, a tecnologia especializada para a área de saúde de gestão pública já beneficia o trabalho dos inúmeros profissionais de Paranaguá. 

Simultaneamente a essa digitalização do trabalho operacional, o IDS Saúde proporciona a integração com a RNDS – Rede Nacional de Dados em Saúde com envio de informações diretas ao Ministério da Saúde.

A integração beneficia a estratégia de imunização de Paranaguá pois gera maior estabilidade e confiabilidade pois todos os dados são validados seguindo os programas oficiais de saúde. 

Além disso, as aplicações de vacinas com a integração da RNDS ao IDS Saúde, são unificadas ao prontuário do paciente, os relatórios para tomadas de decisões se tornam muito mais otimizados e configuráveis.

Assim os processos estratégicos ficam muito mais assertivos, com uma base de cadastramento de pacientes segura e de total controle tecnológico. 

E mais! Especificamente para a imunização, o IDS Saúde beneficia as unidades de saúde com gestão automática do estoque relacionado às vacinas e dosagens aplicadas. 

Dessa forma é bem mais fácil atingir os resultados esperados nas operacionalizações de imunização com processos melhorados e ágeis. 

Paranaguá reconhece, assim como explicamos aqui: o IDS Saúde é o seu aliado que potencializa a estratégia de enfrentamento da Covid-19. 

Gostou do conteúdo?

Siga a IDS nas redes, para ficar sempre bem informado:

Facebook

Instagram

Linkedin

E não deixe de compartilhar nosso conteúdo semanal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *