08/08/2018

O Município de Pato Branco implantou o Sistema de Gestão de Dados da IDS para monitorar todos os departamentos da Secretaria Municipal de Saúde, e começará a utilizar o aplicativo ESF para Agentes Comunitários. A novidade foi anunciada no último dia 26, em um evento em que compareceram diversas autoridades, parceiros e funcionários do setor da Saúde de Pato Branco.

Um sistema que, através dele, é possível monitorar diversas informações referente à saúde pública, inclusive mensurar onde cada recurso foi investido. O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, disse que sistema será fundamental para o planejamento da Saúde, representando modernização e transparência. “Esse mecanismo é para sabermos exatamente o que acontece com os usuários da Saúde. Com ele, poderemos melhorar cada vez mais o atendimento, maximizar nossos resultados estabelecendo estratégias e, principalmente, planejando os nossos investimentos”, disse.

O B.I. IDS, permite saber, de forma atualizada, dados importantes, como quantas consultas foram realizadas, quais os principais exames e quais os encaminhamentos foram dados após o atendimento em cada uma das Unidades de Saúde da cidade, com isso, consegue monitorar o tempo médio de atendimento nas Unidades de Saúde, desde a chegada até a saída de cada paciente. O sistema também coleta dados da Farmácia Central e da UPA.

Aplicativo para Agentes Comunitários de Saúde

A utilização de fichas de cadastro manuais já é coisa do passado. A Saúde pública de Pato Branco, também adquiriu o aplicativo IDS ESF, para Agentes de Saúde. Com isso, diminuísse os riscos de perda de informação.

Com os tablets, essa nova ferramenta de trabalho, segundo Gracieli, coordenadora da Atenção Primária, auxiliará no monitoramento de território, das áreas de risco, das doenças prevalentes de cada área, dos usuários acamados e dos usuários em uso de medicação contínua. “Todo o sistema está em conformidade com as exigências do Ministério da Saúde, que estabelece como meta a informatização da saúde e o investimento nas ações de prevenção, que é o papel dos ACS. Esse equipamento tornará possível realizar as atividades de cadastramento, bem como as visitas do território, facilitando as ações de todos os profissionais de saúde”.

Apresentação

Durante a apresentação, a prefeitura utilizou como exemplo o mês de junho para fazer o demonstrativo de quais dados serão coletados.

Eles mostraram, por exemplo, que em junho, do dia 01 ao 30, 31.833 pessoas foram atendidas na Farmácia Central, uma média de 1.515 pessoas ao dia, sendo que o atendimento acontece de segunda a sexta-feira. No mesmo período, o medicamento mais entregue foi o Tamiflu, utilizado para o tratamento da gripe.

Também, o tempo médio de atendimento aos pacientes que procuraram pela UPA foi de 1h04, onde foram realizadas 9.207 atendimentos, uma média de 307 atendimentos por dia.
Para a secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, o sistema é uma ferramenta importante na tomada de decisões. “Chegou a hora de avançarmos mais no que diz respeito à Saúde de Pato Branco, que já é referência, e isso acontecerá com base em dados coletados via sistema, que nos dará a oportunidade de levantar e compartilhar informações, para anteciparmos decisões e planejarmos estratégias e ações”, afirma.

O presidente da Câmara de Vereadores, Joecir Bernardi, destacou que a novidade vai de encontro com o que Pato Branco representa em tecnologia. “Nosso Município investe constantemente em inovações tecnológicas, que geram qualidade, tanto no trabalho dos profissionais quanto ao usuário final, que será o maior beneficiado com a implantação desse sistema”, afirmou.

*As informações são da Assessoria de Imprensa de Pato Branco

IDS, empresa nascida e crescida em Pato Branco, que hoje atende mais de 200 municípios em todo o Brasil, parabeniza a Administração pela visão empreendedora e inovadora.
Agora, os gestores diagnosticam, planejam, definem ações e realizam investimentos com base em conhecimentos gerados a partir do nosso moderno e eficaz Sistema de Gestão.

Pato Branco, cidade referência para o Brasil, implanta Sistema de Gestão Pública da Saúde da IDS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *