13/05/2019

Fazer pesquisa de satisfação com pais e alunos de uma escola é sempre uma ótima ideia.

Entender se eles estão satisfeitos com os serviços apresentados vai te ajudar a alcançar a melhor performance da escola e de toda a equipe.

Além do mais, os resultados poderão ajudar o gestor a definir novas estratégias para melhorar a gestão.

Esta ferramenta permite uma compreensão das perspectivas e expectativas dos pais, responsáveis e alunos, sobre a instituição de ensino.

Abrindo caminho para determinar melhorias no desenvolvimento da educação, solucionando também problemas, quando necessário.

O diagnóstico trará um panorama completo das atividades da escola, também permitindo que a relação família e escola seja estreitada.

Sua pesquisa deve ser direcionada e adequada de acordo com a necessidade da escola.

O foco pode ser na estrutura física, nos serviços oferecidos, na metodologia do professor,qualidade do material didático e muito mais.

Sabendo de como a pesquisa de satisfação é importante, entenda como aplicar uma na sua escola: Boa leitura!

Crie um questionário

Este é o primeiro passo. Crie uma estrutura para a pesquisa, da forma mais completa possível.

Existem muitas opções, como o modelo Net Promoter Score (NPS). Mas também é possível gerar perguntas mais amplas e completas.

Uma boa opção é iniciar com perguntas mais gerais e direcionar,para as mais específicas no fim.

Desta forma, é possível ter um panorama mais completo da situação.

Logo depois descubra como será aplicado o questionário. No caso de pesquisas feitas para os pais, envie por e mail, ou disponibilize na secretaria da escola.

Para pesquisas com alunos você pode entregar os formulários em casa de aula. Ou até mesmo optar por uma das opções acima.

Mensure os resultados

Tendo as respostas em mãos, comece a conferir os resultados. Pesquisas objetivas tornam a análise muito mais fácil.

Caso fique claro que a taxa de satisfação é elevada, não é necessário intervir nos processos educacionais.

Contudo, é importante ler as sugestões com atenção. Levando sempre em conta aquelas que forem relevantes para a escola.

Isso mostra para os alunos e familiares uma preocupação da escola e seu compromisso com a excelência.

Conheça os modelos

Existem diversos modelos de questionários. Eles podem conter perguntas descritivas e objetivas.

A escolha por uma das opções depende muito das respostas que a instituição procura.

Entenda, como estruturar uma pesquisa através da metodologia NPS:

A metodologia Net Promoter Score (NPS), apresenta apenas uma indagação básica.

Justamente por isso, é de fácil confecção e aplicação. Os resultados também se tornam fáceis de serem interpretados, uma vez que a linha de investigação desse modelo gira em torno de uma escala de 0 a 10.

De um modo geral, 0 significa a menor nota, e 10 a maior delas. A partir disso, as respostas são categorizadas e é obtido o grau de satisfação e lealdade dos pais e alunos.

O cálculo do NPS é padronizado de forma bastante simples: 0 a 6 são negativas, 7 e 8 são neutras e 9 e 10 são positivas.

O próximo passo é avaliar o percentual correspondente a cada conjunto diante do volume de respostas.

Através deste modelo, é possível descobrir a taxa que resulta da diferença dos positivos e negativos. Esse valor final, é o índice NPS da escola.

Questões diversas

A pesquisa de satisfação dos pais com a escola pode ser direcionada para avaliar serviços prestados, projetos desenvolvidos, qualidade do material didático, infraestrutura da escola, entre outros.

Já a pesquisa de satisfação dos alunos pode avaliar a metodologia do professor, o nível de compreensão dele do conteúdo, infraestrutura, e muito mais.

Não existe um número exato de perguntas necessárias, mas é interessante seguir um roteiro que garanta um questionário organizado.

Depois, defina uma escala de respostas para que seja possível medir o grau de satisfação dos pais e dos alunos.

Você pode optar pelo NPS, ou utilizar notas de 1 a 5.

Defina uma legenda como; 1 é péssimo e 5 é excelente. Essa escala deve ser mantida durante toda a pesquisa. Isso vai evitar confusões.

Além do mais, isso também permite que o entrevistado escolha entre uma opção positiva, negativa ou neutra.

Peça justificativas, caso queira avaliar mais a fundo a opinião dos entrevistados.

Tenha um campo exclusivo para tanto, além de outro para deixar críticas ou sugestões.

Realizar uma pesquisa de satisfação é fundamental para promover o engajamento e assegurar que as expectativas de toda a comunidade escolar estejam alinhados.

Quando uma escola está preparada para ouvir e se transformar, ela oferece uma melhor experiência educacional.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe o nosso blog e tenha acesso a muito mais!

Acesse o nosso e confira soluções definitivas para gestão escolar!

Pesquisa de satisfação de pais e alunos: como fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *