29/10/2020

Uma Secretaria de Assistência Social desenvolve um trabalho importantíssimo, de maneira alinhada com uma série de outros órgãos públicos. Por isso mesmo, criar um bom plano de assistência social para atender as pessoas do seu município é primordial. 

Porém, o planejamento de suas ações é apenas uma das etapas. Também é preciso falar do acompanhamento e do controle dos projetos e atendimentos sociais em andamento. 

Como a Secretaria de Assistência Social de seu município tem lidado com isso? 

A IDS sabe que a integração de dados em um sistema online é a melhor maneira de realizar uma gestão completa e mais eficiente. Apenas assim é possível acompanhar de perto cada cidadão de sua cidade que depende do assistencialismo social. 

Foi pensando nisso que a IDS criou o PIA (Plano Individual de Acompanhamento) 

Conheça o Plano Individual de Acompanhamento
Conheça o PIA: Plano Individual de Acompanhamento | IDS

O PIA é um instrumento de planejamento que orienta e sistematiza o trabalho a ser desenvolvido com cada família, criança, adolescente ou adulto acolhido pelo serviço de assistência social.

Essa ferramenta, em articulação com os demais serviços e projetos prestados pela sua Secretaria de Assistência Social, permite acompanhar toda a evolução de cada caso.

Ele registra tudo desde o período de acolhimento até o momento após o desligamento da família, adulto, criança ou adolescente que está recebendo atendimento social.

Através do PIA, o gestor ou funcionário público visualiza de forma rápida e com fácil acesso informações sobre o acolhimento e da situação por completo. 

Esses dados são a fonte ideal para que se saiba que tipo de atendimento e quais programas podem ser utilizados para melhorar a qualidade de vida de cada indivíduo. 

Leia também: Assistência social: Como usar os dados para uma gestão mais efetiva? 

Vantagens de contar com o Plano Individual de Acompanhamento em seu município
Conheça o PIA: Plano Individual de Acompanhamento | IDS

Tomar as decisões sobre como prosseguir com cada caso que depende do serviço da sua assistência social é uma grande responsabilidade. Para garantir que o melhor plano está sendo traçado, é preciso ter informações em mãos. E o Plano Individual de Acompanhamento dá isso para você!

 Além do mais, com ele é muito mais fácil acompanhar a evolução de cada caso de maneira individualizada. 

O Plano Individual de Acompanhamento está diretamente ligado ao IDS Social. Assim, a integração de dados e a gestão da sua Secretaria de Assistência Social se tornam muito mais efetivas! 

Contando com o IDS Social sua secretaria terá um dashboard com todas as informações necessárias para uma gestão realmente eficiente. Os indicadores que podem ser encontrados em tela para análise e acompanhamento são os seguintes:

  • Abordagens sociais por vulnerabilidade;
  • Principais benefícios e valores gastos;
  • Acompanhamento PAIF e PAEFI;
  • Medidas socioeducativas;
  • Acolhimentos realizados;
  • Atendimentos;
  • Violações de direitos;
  • Agenda de pendências dos profissionais.

Quer saber mais sobre a importância dos dados na gestão pública social? Então confira nosso eBook que trata sobre o assunto:
Direitos dos idosos: Qual o papel da assistência social?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *