18/12/2019

Bibliotecas guardam conhecimento em forma de livros e mais livros. Um espaço de informação cheio de histórias para descobrir e aprender mais sobre o mundo.

Este é um lugar que guarda sim um toque de magia, mas que também requer muita organização para que cada livro seja encontrado.

Em gestão educacional, as bibliotecas fazem parte do dia a dia. Milhares de estantes, devoluções e empréstimos dia após dia junto do registro de diversas pessoas. O que torna a função de gerir uma biblioteca, um verdadeiro desafio.

A gestão deste espaço se faz mais do que necessário. E para garantir que seja feito um gerenciamento, deve-se ter um planejamento para biblioteca.

Principalmente dentro das escolas, este espaço tem alta rotatividade. Quer saber como gerenciar uma biblioteca com eficiência?

Então continue sua leitura, e garanta que toda a magia deste lugar se transforme em conhecimento para os alunos da sua escola.

Por que investir em uma gestão de biblioteca é importante?

Praticidade e eficiência devem andar juntos com a organização. Estes fatores devem se tornar intrínsecos no planejamento e na gestão de bibliotecas.

Assim como acontece em todas as áreas de ação de uma instituição de ensino, para que exista uma administração assertiva da biblioteca escolar é preciso estabelecer um planejamento e uma gestão realmente eficiente.

Para dar início a esse planejamento, procure responder às seguintes perguntas:

  • Onde estamos?
  • Para onde queremos ir?
  • Como chegaremos lá?

O próximo passo é levantar os pontos que precisam de uma atenção especial.

Por exemplo, se a organização do acervo não está atraindo os estudantes, é preciso incluir no planejamento que essa é uma área que deve ser repensada para que o processo de desenvolvimento da leitura transcorra bem.

Para traçar um planejamento eficiente da sua biblioteca escolar, é importante considerar os seguintes tópicos:

  • Análise do cenário atual da biblioteca;
  • Definição dos objetivos a curto, médio e longo prazo;
  • Definição de estratégias a serem aplicadas na biblioteca;
  • Elaboração de um programa de ações para colocar em prática o planejamento eficiente.

Ferramentas para auxiliar na gestão

A rotina de processos dentro de uma biblioteca, mais precisamente do bibliotecário responsável, costuma ser bastante agitada.

Muitas tarefas devem ser realizadas para manter tudo em ordem. Devoluções, procura de títulos, recolocação das obras nas prateleiras e muito mais.

Por essa razão, contar com ferramentas tecnológicas pode ser uma ótima opção.

Para organizar as tarefas diárias, é possível contar com o Trello. Esta ferramenta permite que as tarefas sejam organizadas, incluindo listas de etapas e muito mais.

Para recados que não devem ser esquecidos, existem os blocos de notas. Um dos mais famosos é o evernote.

Contando com ferramentas como estas, o bibliotecário terá mais tempo para se dedicar a sua função pedagógica alinhada com os professores no processo de ensino aprendizagem dos alunos.

O Bibliotecário, por vezes, fica sobrecarregado, e pode fazer confusão se não tiver ferramentas para auxiliá-lo em suas tarefas. Já imaginou ter mais controle sobre os empréstimos e devoluções em um só lugar?

Sistema gerenciador de biblioteca

Tecnologia é a solução para melhorar um ambiente repleto de conhecimento!

O Módulo Biblioteca do IDS Educação dispõe de um controle unificado das obras literárias.

Com ele, os bibliotecários ficam apenas com o fundamental: a manutenção de cada obra do acervo, e sua tarefa pedagógica junto dos professores.

Com este sistema de gestão escolar, as instituições de um município contam com:

Integração entre todas as bibliotecas do município.
Controle de empréstimos

Descubra estas e muitas outras ferramentas tecnologias que você encontra no sistema de gestão IDS Educação.

Planejamento e gestão de bibliotecas: Como colocar em prática?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *