27/05/2019

 

A gestão dos dados do IDS Saúde é um instrumento de acompanhamento que pode medir os resultados obtidos pela sua secretaria da saúde.

Eles permitem o cadastro dos atendimentos e serviços de saúde prestados no município, o que significa mais controle sobre as atividades desenvolvidas.

Além do acompanhamento local na unidade de atendimento, os dados devem ser encaminhados aos programas do ministério da saúde.

Eles são essenciais para que medidas sejam baseadas e executadas com relação aos indicadores apresentados pela perspectiva de cada região.

Veja quais são os dados que o sistema IDS Saúde exporta ao Ministério da Saúde:

CADSUS – Sistema de Cadastramento de usuários do SUS

Sistema de cadastramento de Usuários do Sistema Único de Saúde que permite a geração do Cartão Nacional de Saúde, facilita a gestão do Sistema Único de Saúde e contribui para o aumento da eficiência no atendimento direto ao usuário.

BPA – Boletim de Produção Ambulatorial

São informações quantitativas dos atendimentos prestados nos ambulatórios.

Os dados transcritos no sistema BPA MAGNÉTICO são importados para o sistema SIASUS, onde são processados e validados.

RAAS – Registro das Ações Ambulatoriais em Saúde

São registro dos atendimentos diretos realizados pelas equipes da atenção domiciliar e Psicossocial e todos instrumentos de registro no RAAS.

AIH – Autorização de Internação Hospitalar

É um documento de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) hábil para identificar o paciente e os serviços prestados sob o regime de internação hospitalar e fornecer informações para o gerenciamento do Sistema de Informação Hospitalar.

APAC – Autorização de Procedimentos Ambulatoriais

É um recurso fundamental para autorização, cobrança, pagamento e fornecimento de informações gerenciais para os procedimentos ambulatoriais no âmbito do SUS.

Ele faz parte do Sistema de Informações Ambulatoriais, SIA / SUS.

e-SUS – Sistema Único de Saúde

Sistema em conformidade com as fichas do e-SUS AB, onde as equipes de Saúde da família registram dados de todas as áreas visitadas.

As informações dão conta de cadastro domiciliar e responsáveis, condições da família, entre outros.

O Sistema é essencial para desenvolver, reestruturar e garantir a integração desses sistemas, de modo a permitir um registro da situação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde.

SI-PNI – Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações

Possibilita aos gestores do programa uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e do quantitativo populacional vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período em uma área geográfica.

Por outro lado, possibilita também o controle do estoque de insumos necessários para distribuição.

BNAFAR – Base Nacional da Assistência Farmacêutica

É a consolidação dos dados nacionais de posição de estoque, entradas, saídas, avaliações e dispensações realizadas pelos estabelecimentos de saúde dos Municípios, Estados e Distrito Federal para os medicamentos padronizados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), e do Programa Farmácia Popular do Brasil.

A interoperabilidade, ou seja, a comunicação dos sistemas IDS com os sistemas do Ministérios da Saúde, geram controle efetivo de informações que precisam ser registradas com maior cautela.

Mensalmente, esses dados precisam ser enviados pelos gestores de todo Brasil ao Ministério da Saúde.

É através deste controle que se viabiliza o faturamento dos serviços prestados no SUS.

A conversa entre sistemas, permite que os dados sejam exportados, sem necessidade de digitalização manual, também gerando economia de tempo dos profissionais e mais qualificação nos serviços prestados à população.

Optar pelo software IDS significa ter um sistema regular e prático para lidar com cadastros e informações administrativas de sua secretaria municipal.

Gostou do nosso conteúdo? Confira também este material completo para melhorar definitivamente sua Secretaria de Saúde!

Relatórios e indicadores no IDS Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *