07/10/2020

Na administração pública, um bom gestor quer ver seu povo elogiando a eficiência da prefeitura e das secretarias municipais, e também quer ter agilidade no atendimento e facilidade para encaminhar os processos do dia a dia do trabalho público. Ou seja: um gestor vai sempre buscar mais produtividade na gestão municipal.

É aí que entram os benefícios da tecnologia na administração pública.

A importância da tecnologia na gestão municipal

Tecnologia para mais produtividade em prefeituras | IDS

A pesada burocracia do serviço público brasileiro é algo que existe há muito tempo. Há uma imensidão de legislações, processos, documentos e outras questões que precisam ser levadas em conta em uma administração pública.

Mas essa burocracia tem uma razão de ser. É ela que garante algum equilíbrio de poderes na democracia e a manutenção do contrato social que faz nossas instituições sobreviverem.

No entanto, é inegável que tudo isso causa dificuldades no trabalho da gestão pública, não é? Lidar de forma manual com tantos elementos importantes é algo desgastante, propenso ao erro e imensamente demorado.

Por isso, sem uma abordagem tecnológica, sua prefeitura vai sofrer com a lentidão burocrática tradicional.

No entanto, contando com a tecnologia em prefeituras, é possível lidar com toda essa burocracia de forma ágil e inteligente, sem retrabalho, sem erros e tornando a gestão pública muito mais eficiente.

Afinal, estamos em um mundo cada vez mais digital, repleto de potencialidades que estão prontas para modernizar seus processos, aumentar a produtividade e melhorar o atendimento em seus serviços públicos.

Quer saber como ter mais produtividade e uma gestão eficiente em prefeituras? Então continue sua leitura e confira as principais dicas para usar a tecnologia no serviço público.

Digitalize os processos

Boa parte da demora burocrática na gestão pública vem dos processos manuais, cheios de papelada, que envolvem a administração de uma prefeitura ou a gestão de secretarias municipais.

Para superar isso e ganhar muito mais produtividade, o melhor caminho é a digitalização dos processos, para alcançar uma gestão pública sem papel: uma das principais tendências atuais.

Afinal, toda gestão pública envolve a conservação de numerosos documentos, que ocupam muito espaço, ficam vulneráveis a vários danos diferentes e dão mais lentidão à gestão.

Com a digitalização de seus processos, esse armazenamento passa todo para o mundo online, liberando seu espaço, dando segurança aos arquivos e agilizando a gestão, já que as informações estão sempre ao alcance de alguns cliques.

Chega de perder tempo arquivando, organizando ou procurando documentos. A digitalização dará muito mais produtividade para toda a equipe de sua prefeitura.

Melhore a organização da equipe na gestão municipal

Tecnologia para mais produtividade em prefeituras | IDS

Além de facilitar e agilizar o trabalho de sua equipe ao digitalizar os processos, a tecnologia pode aumentar a produtividade através da organização de um fluxo de trabalho.

Ao invés de depender de comunicações verbais e diversas anotações (que acabam sendo extraviadas, misturadas e confundidas), você pode usar da tecnologia para estabelecer um fluxo de trabalho que organize todas os processos da sua secretaria.

Prepare exatamente o que cada colaborador tem a fazer e disponibilize essa organização para eles. Assim, todos os gestores de secretarias municipais ou mesmo de sua prefeitura vão estar conscientes das atividades necessárias.

Pode ter certeza de que tudo isso dará um ganho enorme para a produtividade de sua gestão pública, evitando atrasos, retrabalhos e perda de tempo.

Aperfeiçoe a comunicação interna

Os processos e projetos de uma gestão pública envolvem a participação de várias pessoas, não é? Por isso mesmo, uma comunicação falha pode causar problemas enormes e uma séria redução na produtividade.

A maneira de evitar esse problema é ter uma gestão integrada e coesa entre diferentes setores. Para isso, é preciso contar com um bom sistema de gestão, que integre todas as pastas de sua gestão municipal.

Conte com um sistema de gestão

A última dica é simples, mas é essencial para que todas as outras funcionem. Contrate um sistema de gestão pública que esteja preparado para te ajudar com os desafios da burocracia.

Um bom sistema de gestão pública moderniza os processos administrativos, digitalizando seu trabalho, centralizando o armazenamento, facilitando a comunicação e oferecendo um considerável aumento na produtividade.

Confira nosso eBook abaixo para descobrir tudo que você precisa saber para ter um excelente sistema de gestão e aproveitar suas funcionalidades.

Mitos e Verdades dos Sistemas para Prefeituras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *